A Avenida Presidente Vargas é um dos principais logradouros da cidade do Rio de Janeiro. Projetada pelo estadista Getúlio Vargas, à época em que então era presidente do Brasil, enquanto a cidade do Rio de Janeiro ainda era capital federal da nação.
A avenida conecta a região da Leopoldina ao fim da Zona Norte à região da Candelária em 3,5 km e quatro pistas de trânsito para veículos, cada pista contando com quatro vias para circulação dos veículos, sendo duas dessas quatro pistas no sentido Candelária, e as outras duas no sentido Zona Norte; tais pistas são irreversíveis. Ao meio da avenida, passa um canal do qual se aflui o rio Maracanã, nas proximidades da antiga Estação de Ferro Leopoldina. Ele a segue em seu meio, até aproximar-se da Central do Brasil, onde é desviado, dando lugar a um calçadão, que é ora para transeuntes, e ora para flores e árvores de pequeno porte.
A avenida é de suma importância para o centro da cidade do Rio de Janeiro, pois o corta perpendicularmente em sua maior parte, passando por importantes logradouros e vias, bem como Linha Vermelha e Avenida Brasil, nas proximidades da Zona Norte, e avenidas Rio Branco e Primeiro de Março, no sentido da Candelária. Elá dá assim, acesso às principais ruas do centro, e principais estabelecimentos comerciais. Podemos dizer assim que a avenida é a porta de entrada e saída do Centro, e liga indiretamente a Zona Norte, Sul e Oeste da cidade. Em outras palavras, ela é o "centro" do centro. Entre seus estabelecimentos, podemos destacar:
comerciais: Podemos citar a Central do Brasil, o Prédio dos Correios ,o Camelódromo entre os outros vários edifícios;
históricos (e/ou comerciais): Praça Onze, Igreja da Candelária, Avenida Passos, Avenida Rio Branco, Rua do Ouvidor, entre outros; residenciais: diversos edifícios.
Por ser uma avenida de tamanho movimento, ela é servida por diversos meios de transporte, entre os quais poderíamos ressaltar:
Rodoviário: Perto de seu final, às proximidades da Leopoldina, encontra-se a Rodoviária Novo Rio, e também é servida por diversas linhas e empresas de ônibus, vindas de todas as outras zonas da cidade. Principais pontos (mais movimentados): Presidente Vargas à altura da Igreja da Candelária, Camelódromo , Central do Brasil, Cidade Nova e Leopoldina.
Metroviário: Sob a avenida passa a Linha 1 do Metrô carioca. As estações próximas à avenida são: Estação Estácio, Estação Praça Onze, Estação Central, Estação Presidente Vargas, e a Estação Uruguaiana. Está sendo construída uma nova estação em frente à Prefeitura.
Ferroviário: o principal ponto ferroviário da cidade encontra-se à margem direita de avenida: a Estação Central do Brasil. De lá partem ramais intermunicipais e para diversos bairros da cidade. De Duque de Caxias a Campo Grande, todos interligados pela Central, considerando também as interligações com outros meios de transporte que ali se dão, tais como: Trem - Metrô, Ônibus - Metrô, Ônibus - Trem.
História
Foto antiga (provavelmente anos 70)A avenida foi inaugurada na década de 1950. Para isso inúmeros cortiços e casebres antigos, que abrigavam a zona do meretrício na Centro da cidade do Rio de Janeiro foram demolidos. Em seu primeiro qulômetro, as edificações tem seu entorno uma altura máxima padrão de 70 metros. Na época a avenida foi inspirada em similares vias levantadas pelo partido dominante na Alemanha, que eram conhecidos por seu rigor em padrões matemáticos, à época.
Corredor cultural
Às margens da Presidente Vargas podemos encontrar inúmeros ícones da capital fluminense.
Na Cidade Nova, encontra-se o Arquivo da Cidade, o Sambódromo, a Praça Onze, a sede da Prefeitura, o prédio-sede dos Correios e a quadra da escola de samba São Clemente, embora ela seja do bairro de Botafogo, assim como a maioria seus componentes.
Na região da Central do Brasil, temos a estação homônima de trens metropolitanos, o Palácio Duque de Caxias e o Campo de Santana.
Na Rua Uruguaiana, temos a SAARA, o Mercado Popular da Uruguaiana.
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