Meez 3D avatar avatars games







"Um dia, Assis não se sabe como, o rapaz começou a bater pandeiro. Tanto que surrou, que sentiu sua alma vestida de malandro, com sua calça listrada, camisa de meia manga "palheta", e com muita vontade de brigar, tornou-se um dos nossos grandes compositores e sambistas daquela época ".
















domingo, 30 de maio de 2010

Cidade de Campo de Pólvora- Salvador- BA

Salvador, a capital da alegria


Uma cidade fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, em 29 de Março de 1549 quando Tomé de Sousa e comitiva chegaram pela Ponta do Padrão, em seis embarcações: três naus, duas caravelas e um bergantim, com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-fortaleza.
Assim nasceu a cidade de Salvador, possuidora de uma das mais belas vistas tanto do mar como da terra, hoje transformada em uma metrópole nacional com mais três milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago) a sua região metropolitana, conhecida como “Grande Salvador”, somando quase 4 milhões de habitantes.
A cidade evoluiu muito com o tempo tanto no plano econômico, social e arquitetônico. No entanto, problemas sérios começaram a ser enfrentados pela cidade, devido ao desenvolvimento, o que provocou uma imigração frequente não só da população do interior do estado como de outros estados, tornando a cidade superpopulosa com um cresci-mento desordenado.
Nos seus 461 anos, Salvador continua com os velhos problemas de décadas passadas como os de encostas, de alagamentos, engarrafamentos provocados por chuvas nem sempre constantes, degradação da orla com a situação atual das barracas ( um verdadeiro quadro de favelização) que estão no impasse de as obras continuarem ou não, dependendo da justiça. A violência na cidade com constantes ondas de assaltos, assassinatos que se tornam insolucionáveis.
E desta forma a população segue seus dias sempre com a esperança de dias melhores para a cidade que antigamente era chamada de Bahia por moradores do interior do estado e também conhecida como a “Capital da Alegria”, por causa dos constantes festejos populares, a exemplo do Carnaval, que atrai turistas do mundo todo, considerado como a maior festa do planeta. Cidade está no caminho do desenvolvimento
Para atender a expectativa da população para uma Salvador melhor, no final de janeiro passado , a Prefeitura Municipal de Salvador lançou um conjunto de projetos urbanos fundamentais para colocar a cidade sintonizada com o modelo de desenvolvimento das grandes capitais mundiais. Com recursos dos governos federal, estadual e municipal e através de Parcerias Público-Privadas, as obras do Salvador Capital Mundial criam novas avenidas, soluções para o transporte e para o trânsito nos pontos mais críticos, ampliação da estrutura turística, revitalização da orla, do Comércio, da Cidade Baixa, de bairros inteiros.
Planejar o futuro de qualquer cidade não é tarefa fácil. O caminho de desenvolvimento escolhido pela nossa sociedade não planejou o crescimento da população, não evitou os exageros do mercado de consumo, não considerou a sustentabilidade. Reverter esse processo e ainda planejar o que vem pela frente são compromissos que muitos gestores adiam, diante do volume dos investimentos e dos esforços necessários. Planejar o futuro de uma cidade como Salvador exige ainda mais esforço. É preciso sensibilidade diante dos seus problemas, respeito por sua história cuidado com suas belezas naturais e, principalmente, um olhar atento para os sonhos da sua gente.
“A posição estratégica que colocou Salvador como centro no Novo Mundo, marcou sua vocação de cidade mundial desde sua fundação. Hoje, passados 460 anos, a cidade vive graves problemas e as demandas da população se tornam cada vez mais urgentes. Seja quem for a pessoa a quem o povo desta cidade confiar o seu futuro, não pode fazer menos que ser leal ao espírito desse povo; menos do que ser fiel ao destino eterno desta cidade que é, como o destino de um farol, iluminar os caminhos do futuro em busca da paz total”. Afirma o prefeito João Henrique.
Por tudo isso, foi necessário reunir alguns dos mais conceituados arquitetos e urbanistas brasileiros, que escreveram as linhas do futuro da primeira capital do país. E se impuseram grandes os desafios:
• Ajustar os equipamentos urbanos da cidade a uma nova realidade mundial, preservando a história e as belezas da primeira capital do Brasil;
• Incorporar o desenvolvimento sustentável a uma cidade que cresce em um ritmo alucinante;
• Fazer de Salvador uma cidade estruturada para os turistas, mas principalmente com melhor qualidade de vida para quem mora aqui.
O resultado são 20 projetos que formam um planejamento concreto de desenvolvimento sustentável a exemplo das principais capitais do mundo. Um planejamento que vai além da autoestima e dos benefícios diretos para os seus moradores. É a preparação de uma cidade que está alinhada com o crescimento de um novo Brasil, que está em sintonia com os mais modernos estudos sobre a urbanização e sustentabilidade de grandes cidades do mundo, sem falar na Copa de 2014.

Resumo dos principais projetos:

A exposição desses projetos está percorrendo locais de grande fluxo de pessoas para que toda a população possa ter acesso. As reações tem sido de contentamento
Mobilidade Urbana - Uma ousada proposta para resolver alguns dos graves problemas do trânsito e do transporte coletivo de Salvador e Região Metropolitana. As ações estão consolidadas em dois grandes planos: Rede Integrada de Transporte (RIT) e Programa de Obras Viárias (PROVIA).
Rede Integrada de Transporte (RIT) - A RIT vai implantar um Sistema Multimodal de Transporte de passageiros. As principais ações são: a modernização do Trem do Subúrbio, a complementação da linha Lapa - Pirajá do Metrô e a novidade: o Sistema BRT (Bus Rapid Transit), que em sua primeira etapa adapta 36 quilômetros do sistema viário principal, com prioridade para a circulação de ônibus. Na nossa cidade, esse sistema vai se chamar Trans Metrópole.
Programa de Obras Viárias (Provia) - O Programa de Obras Viárias vai solucionar os maiores engarrafamentos da cidade na região do Iguatemi, Bonocô e Paralela e ainda incrementar as soluções de trânsito rápido com cerca de 59 quilômetros de cinco novas vias, sendo as principais a Linha Viva e a Avenida Atlântica.
Avenida Atlântica - Uma alternativa à Paralela com 14,6 quilômetros de pista dupla, que começa da Avenida Luís Eduardo Magalhães e termina na Avenida Dorival Caymmi, integrando o Centro de Convenções. A previsão é que o tempo total de deslocamento por esta via seja menor do que 20 minutos.
Ponte Pituaçu - A Ponte de Pituaçu faz parte da Avenida Atlântica e passa por cima do Parque de Pituaçu, preservando a natureza. É a primeira ponte pêncil do Brasil, com 1 quilômetro de extensão e 600 metros de vão livre, projetada com tecnologia de ponta para ser muito leve e não interferir na paisagem.
Linha Viva - Mais uma alternativa à Paralela, com 18 quilômetros de pista dupla, ligando Bonocô e Rótula do Abacaxi ao Aeroporto.
Nova Cidade Baixa - Um projeto que vai promover a requalificação urbana, ambiental e paisagística do trecho que vai do Campo Grande até a Ribeira. A proposta principal é abrir a frente marítima da cidade para todos, criando espaços públicos de qualidade e o apoio a um sistema eficiente de transporte público que priorize a articulação de todos os setores da cidade baixa e a conexão com a cidade alta. O projeto tem também como objetivos a melhoria das moradias, através da recuperação e ocupação de edifícios e áreas degradadas, e a implantação de uma rede de equipamentos de grande porte destinados à cultura, ao esporte e ao lazer da população.
Via Expressa - É mais uma via rápida que vai ligar a BR ao Comércio, passando pela Avenida Barros Reis e Baixa de Quintas e, no futuro, ainda pode ser ligada à Ponte Salvador-Itaparica. Uma via que vai movimentar o turismo, os negócios e facilitar a vida de quem mora em Salvador e trabalha em outras cidades.
Orla - Um projeto que requalifica a orla do Jardim de Alah até Itapoã. O objetivo é criar novos equipamentos de uso público, padronizar as barracas de praia, oferecer novos serviços aos banhistas e ainda organizar a circulação de transporte, melhorando o trânsito. Em alguns trechos, a pista vai ser ampliada.
Via Histórica - Uma via que liga o Campo da Pólvora em Nazaré ao Terreiro de Jesus no Centro Histórico. A grande novidade desse projeto é uma passarela rolante de 400 metros que vai dar mais conforto a quem anda a pé.
Terão ainda projetos específicos o bairro de Ondina, Parque das Dunas na Praia do Flamengo, o Parque Tecnológico, a nova Fonte Nova, a Ladeira da Barra, o Cajazeiras Golf Clube e Aeroporto.

Publicada: 29/03/2010 00:10
tribuna























































































































































































































































































Nenhum comentário: